Talvez você identifique-se com a situação que vou contar agora, ou pelo menos conhece ou já ouviu falar de alguém que sofre com isso. Vamos lá então…
A maior parte das pessoas que engajam-se em um programa de treinos de musculação estão em busca de um corpo musculoso ( o quão musculoso depende do gosto de cada um…) e com baixas quantidades de gorduras (ou pelo menos as quantidades normais e aceitáveis)
Porém, na prática o que se vê é justamente o contrário, ou seja, essas mesmas pessoas possuem dificuldades de ganhar massa muscular e também de perderem as indesejáveis gorduras!
E o pior de tudo é que por mais que dediquem-se aos treinos e a alimentação, parece que a situação não muda…
Só que o que muita gente não sabe é que o grande problema para essas dificuldades realmente pode não estar nos treinos e na alimentação (ou talvez apenas pequenos ajustes precisam serem feitos), e sim nos seus hormônios!
Nossos hormônios são onde verdadeiramente encontram-se as soluções para o nosso desenvolvimento muscular e queima de gorduras, e de todos os hormônios, a testosterona é o mais importante.
A partir de agora, irei compartilhar com você 5 sinais de que você pode estar sofrendo de baixos níveis de testosterona e o que pode fazer para evitar isso.
Sinal 1 – Você Pode Estar Engordando Ou Com Dificuldades De Perder Gorduras
Definitivamente testosterona e gorduras não combinam entre si, e uma das melhores maneiras de descobrir isso é simplesmente se olhando no espelho.
Se você está gordinho, certamente está com baixos níveis de testosterona…
A testosterona é um hormônio de grande eficiência para queima de gorduras (além do ganho de massa muscular) e por isso, se está com maiores quantidades de tecido adiposo é porque está com baixos níveis de testosterona.
Por isso, se deseja continuar comendo bem, e alimentos do tipo bolos, sorvetes, doces (com moderação claro!), você precisa ser musculoso (mais músculos = maiores níveis de testosterna) e mais magro!
Sinal 2 – Você Não Consegue Ganhar Massa Muscular, Ou Está Perdendo Massa Muscular
A testosterona é um hormônio que repara tecidos e um dos maiores benefícios da testosterona é o reparo do tecido muscular.
Uma reparação tecidual eficaz é o fator mais importante na construção muscular. E a testosterona faz com que isso não só apenas seja possível, mas que seja otimizado!
Se você está treinando duro, mas, percebendo que não está ganhando massa muscular, ou até mesmo perdendo, é sinal de que seus níveis de testosterona estão baixos…
Sinal 3 – Fadiga E Falta De Energia
A energia é um dos fatores mais importantes na construção não só do nosso corpo ideal, mas da nossa vida ideal também…
Se temos energia o suficiente, podemos treinar e produzirmos melhor, e fazer qualquer outra atividade do nosso dia a dia de forma eficiente e sem maiores dificuldades.
A testosterona ajuda a fornecer mais energia para nós homens. Portanto, se você está sempre com pouca energia, sua dieta é provavelmente a causa. E se você não está “alimentando sua testosterona” , então você estará experimentando a fadiga…
Sinal 4 – Baixo Desejo Sexual Ou Dificuldades De Ereção
Você acorda de manhã cedo com uma ereção? Se você não está acordando com uma ereção, pode estar sofrendo de baixos níveis de testosterona…
A capacidade de ter ereções eficientes durante o sexo também é atribuído aos seus níveis de testosterona.
É um mito achar que a disfunção erétil e baixos níveis de testosterona são apenas um problema de pessoas mais velhas. Isso simplesmente não é verdade!
Muitos dos jovens estão experimentando a disfunção erétil e também os baixos níveis de testosterona…
Sintoma 5 – Dificuldades Para Dormir
Quando você não dorme o seu corpo lança níveis elevados de cortisol no seu organismo. O cortisol é um hormônio catabólico (destrói massa muscular) e é antagônico a testosterona (uma das maneiras de se medir a testosterona é verificando a relação com os níveis de cortisol no organismo).
Se os seus níveis de cortisol são elevados, seus níveis de testosterona não serão. Simples assim!
Se você tem baixos níveis de testosterona, você não vai dormir bem, e se você não está dormindo muito bem, você vai produzir ainda menos testosterona!
Dietas E Mitos Nutricionais
A testosterona é largamente afetada por nossas dietas. O problema é que muitas dietas são elaboradas para mulheres, ou então é cortado alimentos/nutrientes que justamente ajudariam nos seus maiores níveis de testosterona!!!
Além disso, somos cercados por certos mitos nutricionais que acabam também prejudicando a boa produção de testosterona, e cito aqui 3 mitos nutricionais que podem neste exato momento estarem atrapalhando sua produção hormonal de testosterona de forma otimizada:
Mito 1 – Você Precisa “Fechar A Boca” Para Perder Gorduras
Infelizmente muita gente ainda associa a perda de peso com dietas altamente restritivas, hipocalóricas para perderem peso e emagrecerem…
Mulher principalmente faz mito isso!
Na verdade, esse tipo de estratégia pode dificultar ainda mais suas perdas de gorduras (ou até ganhar como um mecanismo de defesa do seu corpo) e ainda por cima fazer você perder massa muscular, que é um importante motor queimador de gorduras por acelerar seu metabolismo…
Muitas pessoas emagrecem na balança, mas perderam essa valiosa massa muscular, e a consequência disso tudo é que estão reduzindo seus níveis de testosterona, energia, ânimo, disposição, libido sexual e por aí vai…
Não é a toa que você ouve falar (ou mesmo já passou por isso) que uma pessoa em dieta para emagrecer fica cansada, desanimada e “pra baixo”.
Não cometa esse erro!
Você não precisa cortar drasticamente as calorias para cortar a gordura. Em vez disso, você precisa comer mais das calorias certas!
Se você está comendo as calorias certas nos momentos certos, você vai forçar o seu corpo a queimar gorduras e armazenar a massa muscular.
Mito 2 – Não Comer Carboidratos Antes De Dormir
Os pobres carboidratos e as gorduras são demonizados pelas pessoas, que deixam de aproveitarem os grandes benefícios que esses macronutrientes podem fornecer…
Eles podem ser grande eficácia se usados corretamente e na hora certa. Na verdade, se consumido no momento certo eles podem realmente ajudá-lo hormonalmente também. Mas ninguém parece estar consumindo-os quando deveriam…
Nós comemos carboidratos no café da manhã (e não deveríamos…), nós os comemos antes de um treino (também não deveríamos…), e nós não comemo-os à noite, quando, na verdade, deveriam ser comidos!
Se eles não são utilizados de forma eficaz, até mesmo “bons carboidratos” podem afetar negativamente os seus níveis de testosterona, e também prejudicar a insulina, fazendo-a acumular mais gorduras no seu corpo (que, por sua vez, irá baixar ainda mais os seus níveis de testosterona).
Mito 3 – Gorduras E Carnes Vermelhas Levam A Doenças Cardíacas E Obesidade
Ao contrário da crença popular, as gorduras que você encontra em carnes e peixes, na verdade impede-o de ganhar gordura corporal e evitar doenças como doenças cardíacas!
Essas gorduras ajudam na produção do colesterol que é matéria prima para a produção de testosterona!
Não é a gordura em si e a carne vermelha que te fazem mal, e sim determinados tipos de gorduras (como a trans por exemplo) e o excesso delas (as saturadas) que vão te fazer mal…
Até mesmo água em excesso faz mal!
Portanto, se está se alimentando apropriadamente destas fontes de nutrientes e alimentos, não terá problema algum com obesidade e doenças cardíacas!
Conclusão
Espero que este artigo tenha sido de grande importância para você detectar mais alguns motivos e causas que podem estar dificultando sua jornada para ganhar massa muscular e/ou perder gorduras.
Uma das principais causas para isso são os baixos níveis de testosterona e uma dieta adequada assim como bons hábitos de vida podem reverterem a situação ao seu favor!
Procure fazer uma dieta bem orientada por um nutricionista e praticar exercícios de força como a musculação em moderada a alta intensidade para melhorar seus níveis de testosterona a partir de agora!
Sucesso para você!
0 comentários:
Postar um comentário