Nós temos aquela mentalidade de quanto mais melhor em nossas vidas não é mesmo? Para certas coisas essa regra pode até funcionar, porém, para outras, nem tanto…
Muita gente fica “enfiada” dentro das academias treinando horas a fio com a esperança de que assim terão maiores resultados, ou simplesmente pegam uma determinada atividade física para fazer (muito comum em exercícios aeróbios como esteiras, bicicletas) e ficam tempos prolongados realizando-as…
Nos tempos de hoje tem se tornado cada vez mais difícil encontrarmos tempo disponível para realizarmos atividades físicas, pois, temos diversos compromissos pessoais, seja com o trabalho, com a família, estudos e por aí vai…
Ao mesmo tempo, apesar de termos uma popularização das academias e centros esportivos, o que vemos é também um maior crescimento do número de pessoas obesas e sedentárias.
Uns treinam demais e outros não treinam nada ou muito pouco…
O excesso de treinos pode levá-lo a diversos malefícios para sua saúde como lesões, problemas articulares, musculares, irritação, diminuição da imunidade e da recuperação do organismo e assim vai…
Ao mesmo tempo a falta de prática de atividades físicas ou muito pouco delas leva ao sedentarismo que desencadeia uma série de problemas de saúde que você certamente já ouviu falar…
O sedentarismo inclusive mata mais do que o tabagismo! Você sabia disso?
Bem, o simples conhecimento de quanto tempo uma sessão de treinamento deve durar, ou uma faixa de tempo ideal por parte das pessoas já poderia reverter completamente os malefícios do excesso de atividades físicas ou da falta delas.
O sedentário ou o praticante irregular não vai na academia ou falta aos treinos simplesmente porque ele pensa que deve dedicar muito tempo disponível para realizar suas sessões de exercícios.
Já o praticante extremo, acaba se lesionando e prejudicando excessivamente também por achar que deve fazer longas sessões de treinamentos e treinar frequentemente!
E é justamente sobre isso que quero falar neste artigo, ou seja, o tempo ideal de duração de uma sessão de treinos, pois, muitas pessoas ainda não possuem essa informação de forma mais precisa e acabam se prejudicando…
O tempo ideal para uma sessão de treinamentos gira em uma faixa de 40 a 60 minutos, talvez um pouco mais ou um pouco menos do que isso.
Mas, afirmo com absoluta certeza de que tempos de no máximo 60 minutos servem para praticamente todas as pessoas independente de seus objetivos com os treinamentos.
Então se você quer emagrecer, definir, ganhar massa muscular, apenas manter a saúde, tenha certeza de que uma sessão de treinos de no máximo 60 minutos é para você!
Quanto mais intensa e rigorosa for a sua sessão de treinos, menos capacidade terá de suportá-la por tempos prolongados e como vantagem você fará ótimos treinos em tempos menores.
Quanto menos intensa e leva for a sua sessão de treinos, mais capacidade terá de suportá-la por tempos prolongados, PORÉM, isso na verdade NÃO É UM BENEFÍCIO…
Treinos leves com o passar do tempo não trazem mais benefícios para a saúde e para os seus resultados, pois, seu corpo adapta-se aquele estímulo que é sempre aplicado nele e não vê mais razão para fortalecer-se mais e ficar melhor…
É o caso de pessoas que ficam longos tempos em cima de uma esteira correndo ou na bicicleta pedalando por anos a fio e seus corpos não mudam mais…
Ou então aquela pessoa que treina musculação com cargas leves a vida inteira, fica horas dentro da academia e não vê mais resultados também…
O esforço nestes casos é submáximo, ou seja, abaixo das reais capacidades desta pessoa, e ela não se desafia mais a superar limites…
Over Training – O Excesso De Treinamentos
Provavelmente você já deve ter ouvido falar nesta palavra. Over significa “excesso, acima” e Training singifica “treinamento”.
Esta condição dá-se principalmente a pessoas que realizam muito VOLUME de treinamentos principalmente.
Ou seja, ela pode estar fazendo longas sessões de treinamentos, treinando muitas vezes durante a semana, não dando dias de descanso e recuperação apropriada para o organismo…
É mais fácil atingir o overtrainning por excesso de volume de treinos do que intensidade (sobrecargas nos exercícios, rigor nos treinos).
Quando você treina com cargas mais altas, intensas, não tem jeito, seu corpo vai pedir descanso a você, não tem como aguentar realizar treinos longos e pesados ou ir frequentemente treinar…
Já com treinos leves/moderados é mais perigoso, pois, o corpo recupera-se mais rápido do estímulo e por isso muita gente começa a exagerar no volume (duração da sessão de treinos, frequência semanal, séries, repetições…)
Conclusão
Então fica aqui a minha recomendação de que seu treino não dure mais do que 60 minutos de preferência independente de qual seja seu objetivo.
Não faça uma única atividade por longos períodos de tempo (exercícios aeróbios), procure fazer uma combinação entre eles no mesmo dia de treino (musculação + aeróbio) contanto que não extrapole demais esse tempo ideal.
Dê dias de descanso na semana para sua recuperação (uma média de 2 dias de treino para 1 de descanso).
Creio que se a maior parte das pessoas soubessem disso, se animariam mais para sairem de casa e irem treinar pois o tempo necessário para isso não é grande e ainda há os espaços de folga na semana para dedicarem-se a outras atividades e hobbies que gostam e mesmo assim terem a capacidade de conseguirem excelentes resultados estéticos e para a saúde
0 comentários:
Postar um comentário