Muitas pessoas ainda acreditam no conto de fadas de que treinar com pesos interrompe o crescimento de adolescentes. Veja, de uma vez por todas, porque isto é besteira.
Para começo de história, se a academia fosse realmente uma fábrica de anões como alguns adolescentes e mães mais preocupadas gostam de pensar, já imaginou como seria a estatura dos maiores nomes do fisiculturismo da história ?
A maioria deles, senão todos, começaram a treinar com 15 anos ou menos. O próprio Arnold começou aos 15 e atingiu 187cm de estatura.
Quer outro exemplo prático ? Repare nos halterofilistas olímpicos de categoria pesada ou superpesada. Todos eles precisam começar a treinar pesado muito cedo se pensam em competir pela medalha algum dia, e nem por isso eles tem baixa estatura.
atleta olimpico Musculação atrapalha o crescimento em adolescentes ?
Esta ideia de que treinar interrompe o crescimento surgiu pelo fato de termos cartilagens delicadas na maioria dos nossos ossos durante a fase do crescimento. Estas cartilagens, também conhecidas como placas de crescimento, controlam o crescimento e forma dos ossos. E a musculação supostamente destrói estas cartilagens e interrompem o crescimento em estatura.
A verdade ? Enquanto faz sentido pensar que erguer pesos pode prejudicar estas cartilagens, não há estudos científicos ou evidências práticas que corroborem com esta ideia. Pelo contrário, estudos mostram que treinamento com pesos aumentam a densidade óssea e até podem prevenir doenças nos ossos(1).
Musculação continua sendo um dos esportes mais seguros que existem (desde que os exercícios estejam sendo feitos da maneira correta e você não seja desajeitado ao ponto de derrubar algo na sua cabeça).
Referências: Hipertrofia
0 comentários:
Postar um comentário